SESSÃO SOLENE - 30 ANOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da UFPA e aos 30 anos do Campus Universitário de Bragança

A Câmara Municipal de Bragança reuniu-se na manhã de do dia 07 de dezembro a Sessão Especial para homenagear o 60 anos da UFPA e os 30 anos do Campus de Bragança, em requerimento proposto pelo Vereador Elder Silva, também servidor da UFPA.

A Comunidade Acadêmica esteve presente, representada por docentes, discentes, técnicos e convidados que participaram deste momento solene. Presentes ainda estavam a Prof.ª Rosa Helena Oliveira, ex-Coordenadora do Campus de Bragança, a Prof.ª Iracilda Sampaio, Diretora de Pós-Graduação da UFPA e dirigentes de diversas faculdades.
Abriu os pronunciamentos o vereador Elder Silva, que destacou o papel institucional da UFPA e do Campus de Bragança. Em seguida, o Prof. Dário Benedito Rodrigues (da Faculdade de História) fez uma apresentação contando parte da memória da instituição, da Interiorização da universidade e da constituição do Campus de Bragança, destacando os agentes responsáveis por essa iniciativa e homenageando diversas personalidades que fizeram parte da UFPA Bragança em seus 30 anos.
Usou da palavra o Sr. João Nazareno Mota, filho do ex-prefeito João Mota (in memoriam), grande incentivador do programa de Interiorização que levou à instalação do Campus na cidade, agradecendo o destaque ao trabalho político de seu pai na implantação do Campus de Bragança.
Representando os discentes, falou a aluna Luana Caroline Gomes (Curso de História) que destacou a responsabilidade dos alunos no zelo pelo ensino superior e pela qualidade das ações acadêmicas na UFPA em Bragança. Neste momento, os discentes Paulo Nilber Ribeiro, Julianna Vieira e Árila Costa apresentaram aos presentes uma maquete réplica do Campus de Bragança demonstrando o crescimento da unidade nessas três décadas e fruto de um trabalho acadêmico de extensão.
Pelos servidores técnico-administrativos, falou o técnico Eraldo Melo, que abordou a trajetória de tantos ex-alunos, atuais servidores nas lutas pelo ensino superior no interior do Estado.
Usou da palavra ainda o Prof. Pedro Chira (IECOS Bragança) que fez referência ao processo de consolidação da instituição em Bragança e na região, enfatizando todos os que ajudaram na consolidação do Campus de Bragança.
O Prof. Sebastião Rodrigues, Coordenador do Campus de Bragança fez um discurso emocionado, abordando a sua trajetória e a de tantos estudantes do interior em busca de qualidade de vida a partir da Educação, ressaltando os momentos históricos do Campus em 30 anos de atividades na região.
Em seguida, o Prof. Horacio Schneider, Pró-Reitor de Relações Internacionais e docente do Campus de Bragança, falou da importância da trajetória da unidade no desenvolvimento de tantas ações importantes que fizeram a diferença na região, em pesquisa e na formação de professores, destacando a memória do Campus desde 1987 quando foi instalado na gestão do reitor Seixas Lourenço.
O Magnífico Reitor, Prof. Emmanuel Tourinho, encerrou os pronunciamentos dos membros da mesa, abordando a valorização do conhecimento nos tempos atuais, o papel transformador do ensino superior na sociedade e a perspectiva promissora da Educação quando se valoriza o papel do conhecimento como fator de mudança social. O Reitor entregou uma placa de honra ao mérito aos filhos do ex-prefeito João Mota, João Nazareno e Paulo Jorge da Mota.
Usaram ainda da palavra os vereadores Gleidson Miranda (ex-aluno da UFPA Bragança), Rivaldo Miranda e Renato Oliveira, que prestaram homenagem à UFPA e ao Campus de Bragança. E encerrando os trabalhos, a vereadora Irene Farias destacou a importância do Campus na cidade de Bragaça, agradecendo a oportunidade de celebrar junto esta data tão importante para a comunidade acadêmica.
No hall do prédio da Câmara, os discentes formandos do Curso de História apresentaram parte da exposição UFPA em Bragança 30 anos: Histórias e Memórias, com fotos, notícias e fontes da história institucional.

Texto: Prof. Dário Benedito Rodrigues
Adicionar Comentário